quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A globalização do futebol moderno



Desde que o nome de Pepe Guardiola começou a ser cogitado como treinador da seleção, tenho visto muita gente falando que ele não conhece os jogadores brasileiros e por isso não seria um bom nome.

Guardiola não será o técnico do Brasil. Será Felipão, Zico, Tite ou Murici. Para a CBF este ainda não é o momento para trazer um estrangeiro para o comando da nossa seleção independente da competência de Pepe Guardiola.

O meu comentário de hoje não é exatamente sobre o escolhido, já dei minha opinião, prefiro Luiz Felipe Scolari, mas ao fato de pessoas que respiram o futebol dizerem que um treinador do nível de Guardiola não ter conhecimento sobre os jogadores do Brasil.

O futebol moderno vive a sua fase mais globalizada da historia, qualquer profissional da área que queira ter sucesso precisa saber quem são, onde estão e para onde vão os principais jogadores do mundo. Isso não é mais privilégio, isso é obrigação dos profissionais da área.

É incabível a informação que um treinador/dirigente do nível de Guardiola não conheça os jogadores do Brasil. É impossível que Guardiola não saiba que Jefferson, Cavallieri, Victor e Cassio são hoje os melhores goleiros do Brasil.

Guardiola sabe muito bem que Daniel Alves é o melhor lateral direito. Marcelo o esquerdo. Thiago Silva e David Luiz, Dedé e Rever, os melhores zagueiros. Ramires, Paulinho, Anderson, Lucas, Sandro, Elias são os melhores volantes que temos. Oscar, Kaká, Bernard e Willian são nossos meias, e que Neymar, Damião, Fred, Lucas, Hulk e Jonas são os nossos melhores atacantes.

Com algumas mudanças de preferencia técnica ou tática não há muito o que se fugir desses nomes. Não foi as convocações que derrubaram o Mano Menezes, foi a dificuldade de implementar um modelo de jogo. O Brasil precisa de evolução tática dentro de campo para se adequar aos momentos da partida.

Convocar a seleção não é o problema, não a muito o que se inventar, não vivemos mais aquela fase em que existia dez jogadores para cada posição, hoje precisamos trabalhar com o material que temos e não tem como fugi disso. 

Se eu fosse convocar o Brasil hoje seria:
Gol: Cavallieri, Jefferson e Victor
Lat: Daniel Alves, Marcelo, Rafael e Danilo
Zag: Thiago Silva, David Luiz, Dedé e Rever
Vol: Paulinho, Ralf, Anderson, Lucas Leiva e Sandro
Mei: Oscar, Kaka, Willian, Lucas, Ramires e Bernard
Ata: Neymar, Damião, Fred, Hulk e Jonas




Nenhum comentário:

Postar um comentário