quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Grêmio venceu porque é melhor

Goleiro Marcelo foi um dos heróis de ontem
No jogo de ontem pode se tirar várias análises daquele único jogo que culminou com a classificação do Grêmio para fase de grupo de Libertadores.

A primeira delas, é que até agora não deu para se perceber uma grande mudança no Grêmio em relação ao time de 2012. O mesmo problema verificado praticamente durante todo o ano passado se repetiu no dia de ontem. O Grêmio é um time previsível que joga com seus setores distantes e não consegue esta aproximação.

O meio campo do Grêmio é a principal arma do time, mas é a o mesmo tempo de persiste o maior problema da equipe. Elano e Zé Roberto jogam muito distante do ataque, enquanto os dois volantes usam pouco as ultrapassagem por estarem quase sempre sobre carregados na marcação já que os meias demoram para recompor o setor.

Vargas entrou bem na equipe, correu, tentou e quase marcou. O jogador tem capacidade para fazer historia com a camisa tricolor, no entanto existe uma dificuldade do jogador jogar perto área, pelo menos no jogo de ontem, ele precisava voltar demais para buscar jogo e somente teve duas jogadas na entrada da área, uma em que chutou rente ao gol e outra em colocou o Deretti em condições de marcar.

Fernando e Souza estão cada vez mais em sintonia. O primeiro marca muito bem e esta acertando bastante os passes, o segundo funciona melhor quando tem um pouco mais de liberdade para sair pro jogo. Falta ainda aos dois em certos momentos uma aproximação com os meias para auxiliar na construção das jogadas.

A defesa do Grêmio ontem foi formada por dois jovens. Isso de certa forma poderia ser um problema, mas numa decisão com uma pressão de ter que reverter o placar os dois garotos se comportaram muito bem. É pouco provável que esta prossiga sendo a zaga titular, já que Cris e Werley devem ocupar a vaga. Mas são duas boas alternativas. Saimon esta mais seguro  e confiante e isso e importante e Bressan apesar o nervosismo de estréia jogou como um zagueiro deve jogar. Jogou com simplicidade.

Os demais atacante que jogaram ontem, Marcelo Moreno, Willian José e André Lima não há muito o que se falar. O André Lima entrou muito bem na partida. Moreno sofreu com a falta de aproximação dos meias e Willian José jogou deslocado pelo lado do campo e ainda não da para fazer uma análise do jogador.

Jean Deretti é um jogador que eu acompanho desde o Figueirense e sempre gostei do futebol dele. Precisa ganhar massa muscular, mas é atrevido, agudo e rápido. Uma esperança para um futuro próximo. Tem futebol para ser grande e ontem jogou muito bem nos poucos momentos em que esteve na partida, inclusive causou a expulsão de um adversário.

Os dois laterais que jogaram ontem foram simplesmente perfeitos. Pará deu experiencia a defesa gremista e quando saiu o fez sempre na boa, não sobrou um espaço nas suas costas. O menino Alex Telles ainda estava temeroso e nervoso, mas foi seguro em  todos os momentos da partida e quando pode apoiou. Poderia ser um pouco mais arrojado, mas fez o seu papel.

Por fim preciso abri um parentese para o jogador mais importante do Grêmio ontem. Marcelo Grohe é um goleiro fora de série. O tricolor foi atrás do Dida que deve ser titular, mas ontem foi a noite da estrela da cria do Grêmio brilhar. Hoje pela manhã certamente quem contratou Dida deve estar preocupado em o que fazer. Independente de quem vá entrar a partir de agora, Marcelo ou Dida, o Grêmio esta bem servido de goleiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário