quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quando o homem perde a confiança

A confiança é talvez a artimanha mais fundamental para separar as pessoas de sucesso daquelas que ficam pelo caminho, mesmo que essas sejam em muitas oportunidades mais qualificadas do que as que conseguiram o sucesso.

Quando um homem tem confiança ele tenta aquilo que os outros não ousam tentar e a ousadia é o primórdio do sucesso, afinal esta na ousadia o caminho mais fácil e rápido para se adquirir o sucesso.

Muitas pessoas perderam suas grandes chances quando perderam a confiança em si própria, mesmo que as vezes involuntariamente. Pessoas que poderiam ser grandes mas que sofrem por não saber disso, ou por saber e não se convencer disso.

No futebol há muitos casos que podemos listar. O goleiro herói da batalha dos Aflitos com a camisa do Grêmio, Gallato, sofreu com uma lesão na cabeça em um jogo pelo gauchão e quando voltou não conseguiu se reencontrar com a confiança e por isso sumiu dos grandes times.

O meia do Real Madri Kaká, depois da sua lesão grave acabou perdendo espaço no clube e quando voltou não conseguiu ser o mesmo, ainda sendo acima da média não conseguia ser o extraordinário que sempre foi, porque não era mais ousado e ainda sofre com isso.

Na contramão disso podemos listar, Fred centroavante do Fluminense, que apesar de não ser um primor técnico, vive fazendo gols de voleio e de tudo que é tipo, é o verdadeiro exemplo de um jogador confiante, que acredita em si e por isso faz o que a grande maioria não faz e por isso consegue o sucesso.

O zagueiro Lúcio perdeu a confiança depois da Copa de 2010, nunca mais foi o mesmo e estava sofrível na Juventus da Itália. Errou em lances que jamais erraria na vida. Estava entrando em declínio e voltou para o Brasil para se reencontrar com sua confiança e por consequência com seu bom futebol.

Mas o problema mais sério do futebol  brasileiro dos últimos anos, para não dizer de todos os tempos é Leandro Damião. O mais técnicos de todos os centroavantes que já vestiram a camisa do Internacional na minha opinião, mas também o que mais sofre de problemas de falta de confiança. Quando estava em alta tentava lambretas, fazia gols por cobertura e até de bicicleta, hoje não consegue mais concluir de frente pro goleiro de maneira simples.

Damião devia ser hoje o camisa 9 da seleção, deveria já ter seu nome gravado na historia do Internacional e do futebol brasileiro, mas esta perdendo isso porque não consegue ser o que já foi um dia. 

Em 2011 era um jogador comum buscando espaço, por isso fazia gols sem responsabilidade e isso aumentava a sua confiança. Em 2012 o excesso de confiança atrapalhou e o jogador ficou mais preocupado em fazer gols bonitos do que fazer gol. Em 2013 esta sem confiança para tentar, não se posiciona como antes, não busca o jogo e quando tem uma chance na grande maioria das vezes desperdiça.

Alguém precisa sentar com esse jogador e convence-lo da sua qualidade, dando lhe confiança para voltar a fazer o que fazia antes. É como se Leandro Damião tivesse desaprendido a fazer o que nasceu para fazer e alguém vai precisar reensiná-lo, o Inter ganha, o Brasil, o Futebol ganha, porque centroavantes técnicos são  tão raros quanto pessoas com confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário