sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O super faturamento do futebol brasileiro

Até pouco tempo nenhum clube do Brasil poderia competir com os salários que eram pagos pelos medianos da Europa. Hoje tudo mudou. O que antes era inaceitável passou a ser normal. Hoje treinadores e jogadores de clubes de ponta estão ganhando quase o triplo do que ganhavam a 10 anos atrás.
Era impensável a ideia de que um clube pudesse pagar mais do que 6 milhões de reais por ano para seu treinador. Hoje é tudo normal. A pergunta é o que esta acontecendo?
Claro que o Brasil esta mais estruturado economicamente, as classes média e baixa, principais consumidoras do futebol, estão com maior poder aquisitivo, mas isso tudo não justifica estes salários que soam quase que absurdamente se analisado apenas do ponto de vista de valores.
Não estou dizendo que os salário dos jogadores tenham que ser menores, estou apenas afirmando que é preocupante este acréscimo de valores estrondosos  simplesmente porque os clubes do Brasil estão sempre gastando mais do que arrecadando.
Espero que o saldo final disso tudo não seja a falência de mais clubes tradicionais do nosso futebol.
*****
No mercado da bola poucas novidades. A dupla Gre-Nal até agora não se movimentou para se reforçar para a temporada 2013. A situação começa a preocupar, principalmente no Grêmio que terá uma pedreira pela frente na pré libertadores e perdeu algumas peças importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário