terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Futebol, uma fábrica de dinheiro

Como todo o espetáculo de massa, o futebol foi feito para o entretenimento e o lazer. Ganhou carimbos de profissional, mas não passa disso, um mero show para alimentar as massas consumidoras do planeta. 

E como todos os eventos organizados para entreter as massas, custa caro. E como tudo que custa, caro rende muito. Por isso hoje o futebol é um dos negócio mais rentáveis do mundo.

Muita gente fatura com o futebol. Vamos analisar a logística de um único jogo. Antes do mesmo da partida em si,  é preciso a confecção de ingressos onde ganham os designers, as gráficas e os transportadores. Ganham os profissionais das vendas. Ganham os amontoados de funcionários das empresas de confecções onde é produzido os uniformes. Ganham as mídias que divulgam. Os transmissores. Os seguranças. Ganham os logistas que vendem as camisas e objetos promocionais antes do jogo. São várias pessoas que são beneficiadas indiretamente simplesmente pela existência do futebol.

Os torcedores pagam para ver o espetáculo. Os jogadores ganham para proporcionar o espetáculo. Nada mais justo que tudo se equilibre numa faixa de padrão daquilo que é justo por quanto o futebol rende. Se a empresa do futebol rende milhões por jogo, nada melhor que uma grande fatia desses milhões sejam repassados aos seus agentes; as pessoas que fazem ele acontecer de verdade. É a lei de interesse e lucro.

Se o Neymar esta em campo, milhares estão na arquibancada vendo. Justo que o Neymar ganhe por esta apresentação de artista da bola e por consequência todos os demais agentes também ganhem, uns mais, outros menos, mas todos devem ganhar.

Um técnico de ponta no Brasil ganha uma média de 600 mil reais. Se você comparar com o que ganha a grande maioria da população brasileira vai achar um absurdo, mas se você analisar o caso especificamente, vai chegar a conclusão que não há nada de absurdo, levando em conta o fato de que o futebol rende muito dinheiro e por consequência é justo que todos os envolvidos ganhem de acordo. Não são os técnicos os responsável por grande parte da apresentação?

Queria eu que todas as classes rentáveis do mercado de trabalho pagasse bons salários para seus funcionários, como paga o futebol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário